sábado, 25 de abril de 2009

Viva a Liberdade


Dia 25 de Abril é dia da LIBERDADE.
Antes desse dia, Portugal vivia mergulhado na tristeza e no medo. O país durante mais de 40 anos foi governado por Salazar, foi uma viragem do regime da ditadura para a liberdade. No antigo regime os portugueses viviam sem liberdade de expressão, não eram livres de pensar e de votar. Havia pessoas que vigiavam o país às escondidas, que faziam parte da polícia do Estado ( a PIDE ), muitas pessoas foram presas e severamente castigadas.

No dia 25 de Abril de 1974, as pessoas vieram para as ruas e em conjunto com um grupo de militares formaram "A Revolução dos Cravos", o povo comemorou a festa da democracia e os soldados colocaram cravos nos canos das espingardas e distribuíram cravos pelas pessoas que gritavam " O Povo, Unido, Jamais Será Vencido".

Agora, já não há repressão e vivemos num país bem melhor, regressaram as liberdades de opinião, de expressão e de imprensa. Fala-se sem medo de ser punido por aquilo que se diz e pensa. As crianças puderam, sem medo, dar as mãos e falar, deixando para trás os castigos, as acusações. A guerra Colonial terminou e todas as tropas regressaram para Portugal para junto das suas famílias.

O 25 de Abril foi declarado " O dia da Liberdade" , Portugal tornou-se um país livre.

Viva Portugal , Viva a Liberdade!

Texto colectivo


1 comentário:

Blog Peixinhos Traquinas disse...

Que a Liberdade não nos escape...