quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Presidente da Câmara de Odivelas veio à nossa Escola

Pois é, a Presidente da Câmara , Susana Amador veio -nos visitar. Todos cantámos o Hino da nossa Escola e não desafinámos. Com ela vieram também outras personalidades também importantes como a Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas D. Dinis e outros.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Jogos da Primavera

Hoje foi uma tarde bem agradável.
Os Jogos da Primavera vieram à nossa Escola, estes jogos estão integrados no Programa do Desporto Escolar Municipal.
Participámos em diferentes modalidades desportivas: voleibol, badminton e jogos tradicionais.
Fazer desporto dá saúde e faz crescer!

Click to play this Smilebox postcard:

Os Elefantes, os Peixinhos e o Hino da Escola

Amanhã vamos ter uma visita super importante na nossa Escola . Vamos ter a honra de receber a visita da nossa Presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador. Estamos a preparar-lhe uma surpresa !! Os ensaios já começaram. Os peixinhos e os elefantes estão empenhados nesses preparativos e até estamos a ensaiar o Hino da nossa Escola . Querem cantá-lo ?

Música : "O mar enrola na areia"

Hino da Escola

Num cantinho de Odivelas
Aqui mesmo à nossa beira
Fica a nossa Escola querida
Para nós, sempre a primeira!


Na nossa Escola há crianças, Ai
Sempre a cantar e a sorrir
São botõezinhos em flor, Ai
A começarem a abrir


Refrão


Na alma trazem a esperança, Ai
Na cabecita ilusões
Mas guardarão na lembrança, Ai
As nossas boas lições


Refrão



domingo, 24 de maio de 2009

Projecto Aprender Odivelas

Muitos foram os trabalhos realizados e todos de boa qualidade, para o "Projecto Aprender Odivelas", durante o 2º período. Cada aluno fez as suas pesquisas e apresentou com agrado o trabalho. Com eles aprendemos a conhecer melhor o Património Histórico do nosso Concelho e ao mesmo tempo contribuir para a sua preservação e divulgação.

Aqui fica uma pequena amostra de um dos trabalhos - A Lenda do Milagre das Rosas . Esta Lenda está ligada a uma figura histórica tão conhecida pela sua Bondade e Caridade - A Rainha Santa Isabel, casada com o Rei D. Dinis, que tiveram um papel tão importante para a História de Odivelas.

O Milagre das Rosas


A mulher de D. Dinis, a rainha Santa Isabel, tornou-se célebre pela sua imensa bondade. Ocupava o tempo a fazer bem a quantos a rodeavam, visitando e tratando doentes, distribuindo esmolas pelos pobres.
Ora, conta a lenda que o rei, já irritado por ela andar sempre misturada com mendigos, a proibiu de dar mais esmolas. Mas, certo dia, vendo-a sair furtivamente do palácio, foi atrás dela e perguntou o que levava escondido por baixo do manto.
Era pão. Mas ela, aflita por ter desobedecido ao rei, exclamou:
- São rosas, Senhor!
- Rosas, em Janeiro?- duvidou ele.
De olhos baixos, a rainha Santa Isabel abriu o regaço - e o pão tinha-se transformado em rosas, tão lindas como jamais se viu.

Trabalho realizado por Miguel Alves

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A nossa Baleia já vai a Caminho do Japão

A GreenPeace está a lançar uma campanha para salvar baleias usando a Internet. O objectivo é cada utilizador criar uma baleia personalizada, usando uma ferramenta disponível no site, e enviá-la para o Japão, já que este é um dos países com maior índice de caça à baleia legal.


A nossa Turma está do lado da GreenPeace na luta contra as atrocidades praticadas em alto mar.

Quem pretender pode, aderir a esta causa e defender as baleias, pois correm o risco de extinção. Os japoneses podem continuar a comer sushi, mas de outras espécies. A cosmética poderá recorrer às plantas. A chacina bárbara das baleias tem que terminar e serem respeitadas as determinações internacionais, que o Japão não cumpre. Cria a Tua baleia e envia-a para o Japão.


A nossa já vai a caminho.



Hoje é Dia da Espiga


O que é o Dia da Espiga ?

Segundo o calendário litúrgico, na Quinta-Feira da Ascensão comemora-se a ascensão de Jesus Cristo ao Céu, encerrando um ciclo de quarenta dias após a Páscoa. Mas neste dia celebra-se igualmente o Dia da Espiga ou Quinta-Feira da Espiga.
Em várias zonas do País é tradição as pessoas irem para os campos apanhar a espiga de trigo e outras flores silvestres, fazendo ramos simbólicos da fecundidade da terra e da alegria de viver; algumas espigas, geralmente de trigo, simbolizam a abundância, as papoilas, rosas, margaridas e malmequeres a beleza e o ramo de oliveira a paz. Este ramo, em número de combinações variáveis conforme as localidades, pendura-se dentro de casa e aí se conserva durante um ano, até ser substituído pela “espiga” do ano seguinte.
Crê-se que este costume tenha as suas raízes num antigo ritual cristão que consistia na bênção dos primeiros frutos, mas as suas características fazem-no adivinhar origens mais remotas, muito provavelmente em antigas tradições pagãs associadas às festas em honra da deusa Flora que ocorriam por esta altura.

Simbologia associada a cada elemento:
Espiga - Pão

Malmequer - Ouro e prata


Papoila - Amor e vida


Oliveira - Azeite e paz


Videira - Vinho e alegria


Alecrim - Saúde e força

domingo, 17 de maio de 2009

O Teatro é uma Festa...uma Alegria...

Na sexta feira, dia 15 de Maio, fomos ao Teatro Malaposta assistir à peça " João e o Pé de Feijão". Saímos da Escola e fomos até ao Teatro a pé. Quando lá chegámos lanchámos e logo a seguir entrámos para a sala. Havia uma vaquinha que falava, feijões mágicos, uma galinha que dava ovos de ouro, tinha mágico e feiticeiro, músicas e felicidade, mas também tristeza. Este teatro teve de tudo, principalmente magia, os sonhos tornaram-se realidade. Eles cantavam sem parar, com muitas luzes coloridas a iluminar, todos nós em coro cantávamos, falávamos e ajudámos a fazer o teatro com muita alegria. Na peça também havia nomes muito estranhos. O cenário era muito bonito e bem feito, os personagens principais eram o Joãozinho e a sua mãe. Foi uma história bonita e engraçada que acabou com um final feliz para o João e a sua mãe. Este final terminou com uma canção que falava sobre o Teatro.
Gostámos muito e esperamos voltar para ver outras histórias divertidas.
Texto escrito pela Mariana
Aqui fica um pouco da história...

Click to play this Smilebox slideshow: João e o Pé de Feijão

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia Internacional das Famílias

O que importa ?

Não importa o tamanho,
não importa o lugar,
os problemas são menores
se o amor estiver lá.

O que importa são os mimos,
o importante é que falemos,
e importa que entre todos
nos ajudemos.

É como numa colmeia,
cada um com a sua função,
e a família tem guardado
muito amor no coração.

recados no orkut

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os jogos da nossa desilusão...

A nossa Turma jogou hoje com as duas equipas, masculina e feminina. E para nossa desilusão perdemos. Mas é bom realçar que tudo fizemos para ganhar, o jogo é assim... uns ganham-se outros perdem-se, e desta vez foram os adversários que levaram a melhor.

Aqui ficam os nossos parabéns pela vossa vitória .

Para o ano há mais.

Click to play this Smilebox slideshow: dois grandes desafios

terça-feira, 12 de maio de 2009

Olha, 30 minutos de pura emoção!

Hoje jogaram as nossas Estrelinhas contra a equipa da sala dos Peixinhos Traquinas, no Torneio de Futebol Feminino. Mas que futebol bonito e emocionante.
A melhor jogadora em campo foi a nossa Saira, com os seus fortes remates e sempre em todo o lado, quer como defesa, quer como avançada. A Inês, guarda-redes, esteve em forma com as suas joelhadas e grandes defesas. A melhor marcadora foi a Holga, sempre a dar o seu melhor, com 3 golos, o outro golo foi marcado pela Matilde.As restantes Estrelinhas também estiveram bem. Foi uma equipa bastante forte e dinâmica.
As nossas adversárias amigas também não estiveram nada mal. Esforçaram-se imenso e demonstraram uma bela táctica de jogo,no entanto, fomos nós que ganhámos 4 a 0.
Parabéns a todos, porque o mais importante é participar. E nunca se esqueçam que Desporto é Saúde.
Amanhã realizar-se-á , durante a manhã, o Torneio de Futebol Masculino entre os nossos Elefantes e os Peixinhos Traquinas. À tarde decorre o desafio entre as Estrelinhas e a sala das Girafas.
Força para todos e que ganhe o melhor.

Click to play this Smilebox slideshow: jogo de futebol

Escuta a Música...

domingo, 10 de maio de 2009

A nossa galinha...

No âmbito do Projecto do Urbano ao Rural, na Quinta da Paiã, participámos com um animal da quinta - a galinha- com material reciclado.

Para realizarmos a nossa ave utilizámos os seguintes materiais:

  • saco plástico

  • papel de jornal

  • caixa de cartão


E vejam como ficou bem gira !!!


Curiosidades sobre galinhas.
  • De acordo com uns cientistas do Nacional Geografic, o ovo nasceu primeiro que a galinha. Eles dizem que os répteis já punham ovos muito tempo antes de existirem galinhas, e a primeira galinha nasceu de, um ovo posto por uma ave que não era ainda considerada uma galinha.
  • Alguns tipos de galinhas podem pôr ovos coloridos. Amerancana e Auracana põem ovos verdes e azuis.

  • A China não é só o país com mais pessoas do Mundo, mas também o que tem mais cavalos (10 ooo ooo) e mais galinhas (3 000 000 000).

  • Em Gainesville na Georgia, EUA é proibido comer galinha com o garfo.

  • O McDonald's na Índia, não serve bifes , apenas galinha e peixe.

  • As galinhas produzem sons com diferentes significados. Elas dão diferentes alarmes quando atacadas por diferentes predadores.

  • Se colocares um pinto em frente a uma linha desenhada no chão e o fizeres olhar para ela, ele fica hipnotizado e provavelmente não sai dali até o tirarem de lá.

  • O parente vivo mais próximo do T-Rex é a galinha.

  • Alectorofobia - medo das galinhas.

  • O recorde de tempo de voo de uma galinha é de 13 segundos.

  • Há perto de 450 000 000 de galinhas só nos Estados Unidos.

  • Há mais galinhas do que pessoas no Mundo.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Visita ao Centro de Exposições de Odivelas

Hoje, dia 7 de Maio, fomos ao Centro de Exposições.
Quando lá chegámos fomos recebidos por uma senhora que se chamava Ester, foi ela quem nos guiou à Exposição dos quadros de Eurico Gonçalves. Vimos o seu primeiro quadro, que ele fez tinha apenas dezoito anos. Esse quadro tinha dois pássaros, uma árvore e um sol. A seguir fomos ver as restantes obras deste pintor.
Depois de apreciarmos os quadros, fomos nós os artistas. A senhora levou-nos para um atelier, onde vestimos umas batas para não sujarmos a nossa roupa, já que íamos trabalhar com tintas. Na mesa havia uma folha para cada um de nós com dois círculos , um grande e um mais pequeno dentro desse e disseram-nos para pensarmos numa coisa redonda e pintá-la. Todos fizemos desenhos muito giros: pratos, sol, piscina, bolas, globo.. Alinhar à esquerda Quando acabámos levaram os pincéis e as tintas e deram-nos as canetas e lápis de cera para fazermos desenhos relacionados com a pintura do círculo.
No final arrumámos tudo , lavámos as mãos e viemos embora.Todos os trabalhos ficaram muito bonitos e a professora pendurou-os na sala. Gostámos muito desta visita e esperamos voltar brevemente.


Foi um dia de artistas !



Texto colectivo

sábado, 2 de maio de 2009

Feliz Dia das Mães !!

Ser Mãe


Que estranha maravilha ser-se mãe;
Que segredo insondável e profundo...
Não ser nada na vida e dar ao mundo
Tudo quanto de vida o mundo tem.

Ser humana, terrena, sentir bem
a miséria carnal; e num segundo
Pairar... subir...tocar o céu fecundo
Que em nós fecunda o ser de mais alguém.

Ser mãe é ter alma repartida
Nos filhos a quem Deus em nós dá vida,
Num mistério do mais bonito amor.

Ser mãe, é já não ser o próprio eu;
É ouvir recolhida a voz do Céu
E dizer : eis a escrava do Senhor !

Mafalda de Castro


Que este dia seja um dia feliz e cheio de Amor para todas as Mães.
Miminhos para as nossas Mães : um tabuleiro, um livrinho de receitas e um postalinho.